Conheça o código de cultura da Kladi
Como toda marca moderna e inovadora, a Kladi também tem o seu código de cultura e nele definimos a forma como trabalhamos e fazemos acontecer.
Há algum tempo, o conceito de empreender e gerir transformou-se, afinal, estamos em um novo milênio, novo século, na era da tecnologia, da informação e da globalização onde as pessoas vivem conectadas e informadas.
Empresas modernas e inovadoras são regidas por lideranças inspiradoras e por princípios norteadores que respeitam e valorizam o ser humano e o meio ambiente acima de tudo.
Para isso, as marcas investem na construção de uma nova cultura organizacional, onde
existe a satisfação do seu capital humano, o bem-estar da comunidade a sua volta, o cuidado com o meio ambiente e os indicadores financeiros caminham juntos.
Há algum tempo, a consultoria PWC realizou uma pesquisa envolvendo 3.200 gestores em mais de 50 países e 67% dos entrevistados afirmam que a cultura é mais importante do que a estratégia ou as operações para a marca se manter competitiva no mercado.
Nossa gestão também compactua do mesmo pensamento e acreditamos que a nossa cultura organizacional faz a diferença na satisfação do nosso time e determina o jeito de ser e fazer da Kladi.
Em especial, neste post apresentaremos para você como a nossa cultura organizacional foi estruturada. Ficou interessado? Continue a leitura e confira.
O que é código de cultura?
O código de cultura é derivado do termo culture code e de certa forma esteve presente em toda a história do mundo empresarial, porém, foi em 2009 que o conceito veio à tona quando a Netflix lançou um documento e o tornou público.
O documento norteava a cultura organizacional da Netflix, esclarecendo ao mercado:
- a sua forma de trabalho,
- como funcionava o seu processo de recrutamento e seleção,
- as características buscadas para compor o seu time de profissionais,
- o perfil organizacional da empresa.
Exemplificamos que o código de cultura é o que norteia a cultura organizacional.
Logo, precisamos compreender qual a diferença entre os dois conceitos para entendermos o que esses termos significam.
Cultura organizacional
Quando falamos em cultura organizacional estamos nos referindo ao conjunto de valores e práticas internas em todos os processos de uma empresa.
Esses valores e práticas refletem no dia a dia da empresa e mostram como ela é e opera.
Eles também refletem diretamente nos colaboradores e visam criar a sensação de pertencimento e compromisso com as diretrizes da empresa.
Não se tratam de regras impostas, mas sim valores apresentados e construídos coletivamente.
Código de cultura
Aí entra o código de cultura.
Trata-se de um documento que visa registrar a cultura organizacional da empresa e as práticas necessárias para conhecimento e compreensão de todos.
É como se fosse a “declaração de valores” da empresa e, especialmente, o nosso foi construído para impactar positivamente as pessoas.
Qual a importância do código de cultura para uma empresa?
O código de cultura vai detalhar e registrar os valores e práticas, bem como as atitudes e comportamentos de toda a empresa, defendidos na cultura organizacional.
Logo, ele é essencial para alinhar os valores e condutas entre:
- empresa e colaboradores,
- empresa x fornecedores,
- empresa x colaboradores x mercado.
Ele é benéfico em praticamente todos os momentos da empresa, como, por exemplo, na contratação de colaboradores, na parceria com fornecedores, investidores, na conduta da gestão e dos colaboradores.
Como benefício a empresa tem:
- melhor adaptação do colaborador na rotina da empresa,
- mais engajamento de toda a equipe com os valores da organização,
- colaboradores, fornecedores e o mercado sabem o que esperar da marca,
- melhor relação entre todos os envolvidos,
- maior transparência em todos os processos,
- melhor relacionamento entre todos.
A Kladi traz nos seguintes conceitos a sua essência
A essência da marca Kladi e a nossa cultura organizacional é norteada pelos seguintes conceitos:
Missão
Nossa razão de ser está no firme propósito de ofertar no Brasil e no mundo fitas adesivas ecologicamente corretas.
Para isso, temos como missão:
- levar conforto aos clientes,
- personalização,
- produtos de extrema qualidade,
- garantia de uma excelente compra.
Além disso, temos como missão formar a melhor equipe de colaboradores, para ajudar a fazer a diferença na vida pessoal de cada um deles, das suas famílias e da sociedade em que estamos inseridos.
Visão
A visão de uma empresa é definida como “onde a empresa pretende chegar”, ou seja, o que ela aspira como meta.
Todas as nossas práticas estão alinhadas para nos levar a sermos um agente transformador social, impactando positivamente na vida do nosso colaborador e suas famílias.
Também aspiramos inovar cada dia mais para reduzir a quantidade de plástico do
meio ambiente e como resultado desse propósito pretendemos até 2024 sermos reconhecida como a maior e mais importante empresa de fitas do Rio Grande do Sul, e em 2027 a do Brasil.
Valores
Nossos valores são formados por princípios norteadores que fazem parte da rotina diária da empresa e que estão presentes na forma de operar e gerir nosso negócio, bem como no jeito de tratar as pessoas e o meio ambiente à nossa volta.
Resumimos nossos valores em:
Ética: aqui, incluímos práticas e padrões, valores e comportamentos essenciais para o bem viver e o sucesso empresarial como honestidade, comprometimento, gratidão, autodesenvolvimento.
Impacto Positivo: vivenciamos uma fase onde priorizamos investir em pessoas. Nossa cultura organizacional é voltada para a promoção e prática de ações de responsabilidade sociais e ambientais que ajudem na construção de um ambiente saudável de trabalho, na preservação do meio ambiente e na construção de um mundo melhor para todos.
Como você pode observar, o código de cultura da Kladi está diretamente atrelado a missão, visão e valores da empresa e o conjunto se complementa em ações de responsabilidades sociais e ambientais.
Trabalhamos visando o bem-estar de nossos colaboradores, no apoio e participação de projetos sociais e ambientais e na busca diária para impactar positivamente a vida das pessoas e do meio ambiente.
Agora que você conheceu o nosso código de cultura, que tal seguir nossas redes sociais e acompanhar o trabalho da nossa empresa?

