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Saiba mais sobre a fita adesiva para empacotamento

kladi industria • mai. 04, 2023

A fita adesiva para empacotamento é o elemento que vai otimizar a segurança da embalagem e da mercadoria durante todas as etapas do processo logístico.


Em publicação do E-commerce Brasil, 87% dos brasileiros compram online, porém, a entrega da mercadoria é um dos grandes desafios do e-commerce. 


Nesse sentido, uma das reclamações mais recorrentes de consumidores em serviços como o Reclame Aqui e no atendimento do Procon é a entrega de embalagens e produtos avariados.


Há muito tempo se fala que vivemos na era da experiência, onde o consumidor não busca apenas bons preços e produtos de qualidade.


A facilidade de comprar no ambiente online provoca por sua vez a expectativa de esperar a entrega do produto adquirido. 


Se o empacotamento não for realizado adequadamente, você corre o risco da embalagem ser danificada e o produto avariado, o que por certo será uma frustração e uma experiência negativa para o seu cliente junto a sua marca.


Quer saber porque a fita adesiva para empacotamento é fator essencial para garantir a proteção da sua embalagem e produto, além de ajudar a promover as melhores experiências de entrega para o seu cliente? Continue a leitura e confira!


O que é uma fita adesiva para empacotamento?


Para você compreender a importância da fita adesiva no manuseio, transporte e entrega da sua mercadoria precisa entender a diferença entre o embalamento do seu produto e o empacotamento para o transporte do mesmo.


A embalagem é o recipiente onde o seu produto é colocado para ser entregue ao seu consumidor final. Ela tem a função de proteger e tornar o seu produto mais atraente para o seu público. 


Por exemplo, um vinho é embalado na garrafa, um calçado em uma caixa, um perfume em um vidro e assim por diante.


O empacotamento tem a função de proteger o seu produto já embalado. Para isso, são usados materiais para envolver o conjunto (embalagem + mercadoria) e garantir que ele seja transportado com segurança e chegue intacto, sem qualquer avaria até o seu consumidor. 


De modo geral, o empacotamento precisa proporcionar um amortecimento extra à embalagem, para isso são usados materiais como estruturas de papelão, almofadas de ar, plástico bolha e outros disponibilizados no mercado para envolver a embalagem.


Mas, afinal, o que é então a fita adesiva para empacotamento? 


A fita para empacotamento é o material colante que vai garantir que as caixas, pacotes e embrulhos colocados em volta da embalagem sejam seladas, conferindo mais resistência e proteção no manuseio e em todas as fases da movimentação do transporte e garantindo uma entrega sem surpresas desagradáveis ao seu cliente.


Tipos de fita adesiva para empacotamento


Como já dissemos, cada produto recebe a sua embalagem e essa por sua vez deve ser empacotada para garantir a segurança do produto durante o transporte. 


De forma geral, as embalagens existem nos mais diferentes tamanhos, formatos e tipos. Sem contar que você pode encontrá-la nos mais diversos materiais, como, por exemplo:

- vidro,

- madeira,

- isopor,

- papelão,

- papel,

- plástico,

- alumínio.


Cada embalagem apresenta suas características e necessidades, por isso a forma de empacotar não é igual para todas.


Isso faz com que existam dois tipos de fita para empacotamento.


Fita gomada


A fita gomada é exclusiva para empacotamento de embalagens mais pesadas, que exigem maior cuidado, porque garante:

- superior capacidade de aderência, 

- alta resistência contra impactos e as variações climáticas,

- melhor resistência contra a umidade,

- maior segurança contra violação.


Esse tipo de fita adesiva para empacotamento é produzida com papel pardo de fibra longa e, em uma das superfícies, possui adesivo de cola vegetal, por isso é chamada de papel gomado.


O mercado disponibiliza a adesiva para empacotamento em dois tipos diferentes:

- normal (sem reforço), 

- com reforço.


Como o próprio nome sugere, a com reforço oferece qualidade superior e mais proteção ao empacotamento. Ela possui reforço de filamentos de nylon na face adesivada, conferindo uma resistência bem maior contra o rompimento e rasgamento, garantindo mais segurança a sua embalagem e mercadoria.


Ambos os tipos são indicados para embalagens pesadas, lacre de caixas de papelão virgens ou recicladas e, em especial, a fita adesiva gomada com reforço é muito utilizada nos empacotamentos para exportação por ser mais durável.


Fita adesiva transparente


A fita adesiva transparente é a mais usada em empacotamentos e embalagens em geral e existem nas mais diversas larguras e metragens.


Chamada também de fita Bopp, elas são produzidas a partir de um filme de polipropileno biorientado, um plástico ecológico especialmente tratado, que oferece flexibilidade e desenrolamento suave para o manuseio.


Em uma de suas superfícies ela possui adesivo produzido a partir da resina e borracha sintéticas, o que oferece uma excelente capacidade de adesão e seu material suporta bem as variações térmicas. 


Esse tipo de fita adesiva para empacotamento é destinado para fechar e lacrar caixas de papelão, embalagens de medicamentos, cosméticos, eletrônicos e demais materiais que necessitam proteção anti-violação.


Características das fitas usadas nos empacotamentos


Como podemos observar, a fita adesiva para empacotamento gomada (com ou sem reforço) e a transparente têm a função de vedar e reforçar as embalagens, facilitando todos os processos da logística. 


Ambas resistem a impactos, alterações climáticas e umidade. São duráveis, resistentes e oferecem maior proteção à embalagem e à mercadoria.


Além de toda a proteção oferecida, a fita adesiva para empacotamento apresenta um importante diferencial, tanto a gomada como a transparente podem ser impressas, ou seja, serem personalizadas.


Você pode imprimir na sua etiqueta o que julgar necessário, seja para orientar os profissionais da logística e seu consumidor em relação ao manuseio e abertura, ou como estratégia de marketing para reforçar e dar mais visibilidade a sua marca.


Você pode, por exemplo, personalizar a sua fita com identificação de:

- “frágil”, 

- “cuidado”,

- “cuidado frágil”,

- “este lado para cima”,

- “abra aqui. 


Nesse sentido, é importante destacar que a impressão com orientações e avisos sobre o rompimento do lacre garante segurança jurídica aos pacotes e protege o fornecedor.


Você pode ainda personalizar a sua fita imprimindo a sua logo, o seu slogan, uma mensagem de agradecimento, etc, como estratégias de marketing para tornar a sua marca reconhecida e cativar o seu consumidor.


Quer saber como você pode ter fita adesiva para empacotamento gomada ou transparente e personalizada para promover as melhores experiências no seu consumidor?


A Kladi desenvolve soluções personalizadas em fitas adesivas para o seu negócio, de acordo com a sua demanda. Entre em contato conosco!


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Tão importante quanto empreender é ter originalidade para estar no mercado gastando o mínimo possível. Se você vende pela internet, precisa de embalagens para acondicionar seu produto. Aí vem a questão: Como ter uma embalagem profissional gastando pouco? Consigo comprar fitas adesivas personalizadas (por exemplo) em pequena quantidade? A RESPOSTA É: YES YOU CAN! Liga para a KLADI® ou chama no chat online, é muito rápido. Atendemos do MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL às GRANDES COMPANHIAS.
Por kladi industria 22 jan., 2020
Impressionante o número de clientes que ligam diariamente para a KLADI buscando preço de filme stretch. Geralmente pedem por: filme plástico, filme esticado, plástico filme, papel filme... Tais questionamentos denotam que o comprador, em razão de inúmeras atribuições, demandas e compra de alta quantidade de produtos, não domina as informações acerca deste material. Por este motivo que vamos ajudá-lo(a) a fazer a melhor compra, demonstrando por A + B as diferenças, vantagens e desvantagens de cada FILME. O filme esticável pode ser vendido como ROLO, KG BRUTO, KG LÍQUIDO... - Mas como assim? Não entendi.. Então, o ROLO é aquela modalidade em que vocês compra, porém não sabe quanto vem, quantos metros são, qual peso. Apenas compra. Nestes casos, aqui na KLADI, somos orientados a vender e passar as informações atinentes às medidas ao cliente. KG BRUTO - é a mesma coisa que comprar frango congelado e/ou frango resfriado. Entende? O kg bruto seria o frango congelado. Você compra 4kg de frango congelado, todavia recebe só 2kg da "carne", o restante é gelo. No filme é a mesma coisa, porém em vez de gelo é papelão. KG LÍQUIDO - melhor das opções! Você paga mais caro o kg, mas é apenas filme. Para terem uma ideia, segue uma aferição feita para um cliente que comprava "só o filme"
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